segunda-feira, 24 de junho de 2013

Bullying Escolar


O bullying nas escolas brasileiras é uma prática comum e está acompanhada da falta de amigos, do consumo de drogas e solidão. Esses problemas podem desencadear doenças ligadas à saúde mental como depressão.
Durante muito tempo comportamentos como o de apelidar ou zoar de alguém podem ter sido vistos como inofensivos ou naturais da infância e da relação entre as crianças e adolescentes na escola. Porém, esse tipo de conduta passou a ser seriamente considerada em decorrência de situações dramáticas que têm ocorrido em diversas partes do mundo envolvendo jovens que invadem escolas e matam pessoas ou cometem suicídio e situações que se apresentaram ligadas a maus-tratos entre pares na escola.
A violência escolar refere-se a todos os comportamentos agressivos e anti sociais, que variam de conflitos interpessoais até atos criminosos de grande relevância. Muitas destas situações dependem de fatores externos, onde as intervenções podem estar além da responsabilidade e da capacidade das instituições de ensino e de seus funcionários.


Como evitar o bullying escolar?

  •  Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamações ou sugestões;
  •  Estimular os estudantes a informar os casos;
  •  Reconhecer e valorizar as atitudes da garotada no combate ao problema;
  •  Criar com os estudantes regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar;
  •  Estimular lideranças positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos;
  •  Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a dinâmica do bullying.


A escola não deve ser apenas um local de ensino formal, mas também de formação cidadã, de direitos e deveres, amizade, cooperação e solidariedade. Agir contra o bullying é uma forma barata e eficiente de diminuir a violência entre estudantes e na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário