sexta-feira, 28 de junho de 2013

AVALIAÇÃO





O processo avaliativo faz parte de um contexto complexo e bem mais significativo do que possamos imaginar. Para refletir o que significa avaliação na escola, precisamos compreender o sentido do ensinar e do aprender.
 O professor necessita ter clareza do sentido do termo ensino-aprendizagem e perceber que ele está implicitamente relacionado à avaliação. Portanto, a avaliação da aprendizagem é parte inerente da prática docente. Precisamos pensar no que queremos que nosso aluno aprenda e de que forma aprenda.  Que objetivos temos ao iniciar uma aula? Queremos que o aluno aprenda, que compreenda e elabore suas próprias reflexões ou apenas decore o conteúdo para passar de ano ?
A avaliação deve ser contínua e atenta ao nosso aluno como um todo. Seus atos e atitudes, assimilação do conteúdo e seu comportamento de forma geral no ambiente escolar. A avaliação ainda deve estar ligada as práticas docentes e o professor também deve se avaliar continuamente.

A construção de práticas avaliativas comprometidas com o sucesso do aluno depende da reflexão constante do professor, pois não existem modelos ou formas mágicas para avaliar. O principal é que, na prática, a avaliação contemple os processos de aprender rompendo com as práticas avaliativas tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário