quinta-feira, 18 de abril de 2013

Psicologia da Aprendizagem - Abordagem Teoria Behaviorista



Teoria Behaviorista => É o estudo do comportamento.


Condicionamento Clássico (Pavlov)
Pavlov descobre que além dos reflexos inatos o ser humano desenvolve reflexos aprendidos.
Percebe-se que o cão salivava não só quando enxergava o alimento (reflexo inato), mas também frente a outros sinais a ele associados, como os passos do tratador ou o som de uma campainha (reflexos aprendidos ou condicionados)  toda vez que tocasse a campainha, o cão receberia o alimento.


Behaviorismo Metodológico (John Watson)
Preocupado com os métodos, trata o ser humano como uma tabula rasa. O controle do comportamento está no estímulo que o precede.


S - R (estímulo gera respostas)


















A Lei do Efeito afirma que aquelas ações que tem resultados agradáveis para o animal (incluindo o homem) tendem a se repetir, enquanto que as que tem resultados desagradáveis, tendem a desaparecer.


Behaviorismo Radical (Skinner)


Radical, vai as origens do problema. O controle do comportamento está na consequência e não no estímulo.


S – R – C (estímulo, resposta e consequência)




Reforçadores:

Positivo – Dar estímulos (coisa gostosa para comer)
Negativo – Retirar algo que seja incômodo (a pedrinha do sapato)


Punições:

Positivo – estímulo aversivo
Negativo – remoção de estímulo reforçador


                                             
Punir ações leva à supressão temporária da resposta.



Exemplo:

                                  

                                   - Respondente (criança chorando de dor)
* CHORO                     - Respondente Condicionado (choro de birra)
(Comportamento)        - Operante (chora para conseguir o brinquedo)






Nenhum comentário:

Postar um comentário