O processo avaliativo faz
parte de um contexto complexo e bem mais significativo do que possamos imaginar.
Para refletir o que significa avaliação na escola, precisamos compreender o
sentido do ensinar e do aprender.
O professor necessita ter clareza do sentido
do termo ensino-aprendizagem e perceber que ele está implicitamente relacionado
à avaliação. Portanto, a avaliação da aprendizagem é parte inerente da prática
docente. Precisamos pensar no que queremos que nosso aluno aprenda e de que
forma aprenda. Que objetivos temos ao
iniciar uma aula? Queremos que o aluno aprenda, que compreenda e elabore suas próprias
reflexões ou apenas decore o conteúdo para passar de ano ?
A avaliação deve ser
contínua e atenta ao nosso aluno como um todo. Seus atos e atitudes,
assimilação do conteúdo e seu comportamento de forma geral no ambiente escolar.
A avaliação ainda deve estar ligada as práticas docentes e o professor também deve
se avaliar continuamente.
A construção de práticas
avaliativas comprometidas com o sucesso do aluno depende da reflexão constante
do professor, pois não existem modelos ou formas mágicas para avaliar. O
principal é que, na prática, a avaliação contemple os processos de aprender
rompendo com as práticas avaliativas tradicionais.
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