Teoria Behaviorista
=> É o estudo do comportamento.
Condicionamento Clássico (Pavlov)
Pavlov descobre que além dos
reflexos inatos o ser humano desenvolve reflexos aprendidos.
Percebe-se que o cão
salivava não só quando enxergava o alimento (reflexo inato), mas também frente
a outros sinais a ele associados, como os passos do tratador ou o som de uma
campainha (reflexos aprendidos ou condicionados) toda vez que tocasse a campainha, o cão receberia
o alimento.
Behaviorismo Metodológico (John Watson)
Preocupado com os métodos, trata o ser
humano como uma tabula rasa. O controle do comportamento está no estímulo que o
precede.
S -
R (estímulo gera respostas)
A Lei do Efeito afirma que aquelas ações que tem
resultados agradáveis para o animal (incluindo o homem) tendem a se repetir, enquanto que as
que tem resultados desagradáveis, tendem a desaparecer.
Behaviorismo Radical (Skinner)
Radical, vai as origens do problema. O
controle do comportamento está na consequência e não no estímulo.
S –
R – C (estímulo, resposta e consequência)
Reforçadores:
Positivo
– Dar
estímulos (coisa gostosa para comer)
Negativo
– Retirar
algo que seja incômodo (a pedrinha do sapato)
Punições:
Positivo
– estímulo
aversivo
Negativo
–
remoção de estímulo reforçador
Punir ações leva à
supressão temporária da resposta.
Exemplo:
- Respondente (criança chorando
de dor)
* CHORO - Respondente Condicionado (choro de birra)
(Comportamento) - Operante (chora para
conseguir o brinquedo)
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